A criação da primeira clínica que promete reverter o envelhecimento em humanos, foi anunciada nessa quarta-feira, dia 19, pelo cientista e empresário Bill Andrews. O estabelecimento será montado em Fiji, pequeno país insular no Oceano Pacífico.
Chamado de BioViva FIJI, o empreendimento é fruto de uma parceria entre as empresas BioViva, de Liz Parrish e Sierra Sciences, de Andrews. Ambos já são personagens conhecidos no movimento de "cura" do envelhecimento. Liz refere ser a primeira pessoa a passar por uma técnica experimental de prolongamento das extremidades dos cromossomos, os telômeros, estrutura bastante relacionada ao processo de senescência. Bill participou da descoberta da telomerase humana, enzima responsável pelo alongamento dos telômeros em células embrionárias e tumorais.
A tecnologia que será utilizada nos tratamentos, chamada de terapia gênica, já é bastante usada em experimentos científicos, mas ainda não foi aprovada por órgãos fiscalizadores para uso em seres humanos. Além disso, muito pesquisadores desconfiam da credibilidade do grupo envolvido no projeto.
O preço e os detalhes sobre o tratamento não foram divulgados. Apenas foi mencionado que o tratamento será bastante caro. De qualquer modo, a criação da clínica pode ser considerada um passo importante para a abertura de outros serviços semelhantes e para o desenvolvimento de novas terapias que possibilitem retardar e até reverter o envelhecimento humano.
Veja o vídeo do anúncio da BioViva FIJI: https://www.youtube.com/watch?v=xmI0DjERHQU&feature=youtu.be